Search
  • Marina Carli

Resgate da simplicidade em alimentos



"Saber e sabor são palavras derivadas de um mesmo radical latino (sapere, "ter gosto")". É por isso que é essencial saber o que estamos comendo, de onde veio, como e por quem foi feito. Tudo isso faz com que o alimento se torne muito mais saboroso.

Antigamente, a nossa conexão com o alimento era muito próxima, praticamente todo mundo sabia cozinhar. Era um momento único em que se reunia familiares e amigos em volta da mesa para apreciar a comida que foi colhida poucos metros dali e preparada em suas próprias cozinhas. As receitas eram tão simples que normalmente não era necessário nem anotá-las para relembrar.


Percebemos que devido à tecnologia e comportamentos de consumo muitos desses valores acabaram se perdendo. O lado bom é que ultimamente estamos vendo cada vez mais o resgate dessa simplicidade nos alimentos.


Hoje temos muitos movimentos que tem como objetivo trazer de volta o simples.

São movimentos como o Slow Food e Farm to Table que nos mostram o valor das antigas tradições. Eles retomam o contato com a matéria-prima e os produtores, diminuindo assim, os intermediários da cadeia produtiva e tornando-a mais curta.


O ato de reconhecer os processos e ingredientes aplicados também nós faz voltar à simplicidade. Isso nos ajuda a entender que mesmo um alimento produzido de maneira industrial pode ser simples. Um ótimo exemplo são os chocolates Bean To Bar (do grão à barra), um movimento que vem crescendo muito. É possível encontrar esse tipo de chocolate desde pequenos produtores até grandes empresas como a Dengo.

Para isso é preciso unir a tecnologia atual com a simplicidade de ingredientes naturais.


É reconhecer o potencial dos alimentos e aliar com equipamentos e processos tecnológicos.

Essa união resulta em um melhor controle e eficiência em todas as etapas do desenvolvimento, garantindo assim um produto com qualidade, sabor e, ainda sim, mantendo sua simplicidade.

A tecnologia de produção e a escala de produtos são aliados para manter um alimento assim como ele é: sem aditivos e sem muita interferência de recursos que o deixam com "cara de industrializado".

Se você tem um negócio em mente e quer produzi-lo da maneira mais simples e natural possível ou se você precisa de ajuda para retirar ingredientes do seu produto, fale com a gente! Se você também acredita que menos é mais, fale com a gente!

Aqui na Ara nosso maior objetivo é fazer dos alimentos fonte de energia e vitalidade. E fazemos isso através da tecnologia e do nosso conhecimento no assunto, e nada mais!



0 views

Telefone

55 19 99928 3322

Ara Food Movement © 2019 Designed by Wonder ID