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  • Marina Carli

O novo consumo: o poder da cocriação



Questões envolvendo sustentabilidade estão ganhando cada vez mais destaque. O consumo consciente e seus impactos vêm sendo discutidos, e é uma tendência que veio para ficar. A maneira de consumir está mudando e os consumidores passam a compreender o poder da escolha.


A construção de um mundo melhor, para as pessoas e para o planeta, se torna possível através de escolhas que gerem impactos positivos.

A produção de alimentação é uma das atividades com alta demanda dos recursos naturais, e essencial para a vida. Escolhas alimentares são feitas diariamente e isso é uma grande oportunidade para a indústria de alimentos para se colocar como aliada do consumo consciente.


Os consumidores estão mudando e estão moldando uma nova forma de consumo.

Por isso, empresas atentas aos desejos e necessidades de seus consumidores são capazes de entender isso e oferecer produtos que se conectem à esse novo movimento.

Ao olharmos com empatia para às necessidades e desejos do consumidor, podemos oferecer melhores produtos. Como por exemplo, a Ana:


Chegou a Páscoa e Ana, executiva, esposa e mãe de João de 10 anos, tem adaptado a sua vida e seus hábitos em busca de um consumo mais consciente. Ela não quer deixar de consumir o ovo de Páscoa, pois para ela é um símbolo especial de celebração, trazendo memórias afetas e alegria para seu filho. Por outro lado se questiona como fazer uma escolha que gere impactos positivos.


É aqui que a indústria entra em cena para cocriar e gerar valor com o consumidor. Ao responder às três perguntas chaves, trazemos um propósito que se materializa no produto que Ana deseja.


Começamos com uma pergunta chave, o porquê, a motivação da compra. Para Ana, é para celebrar uma data especial na companhia da sua família. Seguimos com a decisão de compra, como ela exercerá seu poder de escolha. Ela optará por produtos com ingredientes mais simples e saudáveis, com embalagens sustentáveis ou reutilizáveis, de empresas que prezem a produção orgânica e local etc. Por fim, o que ela estará consumindo. É a materialização do seu desejo.


Depois de todos esses questionamentos Ana decide comprar um ovo de chocolate brasileiro, com 50% de cacau e com menos calorias vazias embalado em tecido de pano reutilizável lúdico, com cores vivas e alegres que são atrativas para uma data comemorativa e para crianças. O cacau utilizado no chocolates é de cultivo sustentável, a marca apoia e fomenta pequenos produtores, a embalagem pode ser reciclada e parte do lucro da empresa vai para a preservação da mata atlântica.


Ana não comprou um ovo da páscoa, e sim uma causa consciente.
Esse olhar empático, ajuda as empresas a criarem produtos com propósito.

O melhor caminho no para o desenvolvimento de um produto é entender a motivação da compra. Sabendo disso, é possível traçar um planejamento para que, assim, seja possível materializar o desejo do consumidor.

Desenvolver produtos com propósito para uma geração de consumidores consciente é o que nos move. Desenvolva o produto da sua empresa com a gente!

A Ara faz o desenvolvimento do produto e acompanha todas as fases até que o produto chegue até a prateleira.

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