Search
  • Marina Carli

Inovação e renovação, criatividade em tempos de restrição

Updated: May 6

Sabe aquela sensação de que já usou todos os seus recursos? Por todos os lados que olha enxerga as mesmas opções?

Ao falarmos de criatividade, vamos pensar em dois caminhos: o da liberdade e o da restrição. À primeira vista, quando somos apresentados a situações em que somos livres para criar parece ser estimulante. Afinal, há mais espaço para a criatividade fluir, com isso, o céu é o limite. Porém, para alguns, esse excesso de liberdade e a falta de critérios podem acabar dificultando o direcionamento.

Quando passamos por situações em que há restrições nós temos que nos adaptar a essas circunstâncias. Na história, temos vários exemplos, se lembram da crise de abastecimento dos caminhoneiros em 2019?

Essa escassez de recursos nos traz uma visão mais ampla,

pois ao contrário da abundância nos convida a olhar outras alternativas e, buscar um caminho não convencional.

Quando falamos de inovação na área de alimentos, temos alguns fatores a serem explorados: produtos, ingredientes e tecnologias. É nesse momento que as restrições podem ser nossa principal aliada, nos mostrando o caminho onde não podemos ir. Para definir qual direção seguir é preciso de foco e as restrições nos trazem isso. Um exemplo são as restrições alimentares. No início, essa falta de liberdade até poderia parecer como um bloqueio na criatividade, mas na verdade, nos trouxe um mar de novas possibilidades.

Imagine se te pedissem para fazer um bolo e te fornecessem todos os ingredientes comuns para o preparo (farinha de trigo, óleo, ovo e leite). É uma tarefa fácil, pois é algo que já foi feito antes. Agora o pedido é outro, um bolo ser sem glúten, sem lactose, vegano, e ainda fofinho e saboroso. Essa situação nos traz um outro direcionamento.


Meu convite aqui é um agradecimento às restrições, por nos ajudar a explorar nosso poder criativo.

Esse cenário restritivo nos ajuda, pois logo de início são eliminadas muitas das opções pensadas e, com isso, surgem novas conexões. São nesses momentos que recorremos a nossa a capacidade de reinvenção.


Os dois exemplos de criatividade são úteis e tem seus momentos de aplicação. Estamos passando por um período de restrições, então é importante entender e valorizar esse outro lado.

É reconhecer que essa sensação de falta de liberdade, pode nos trazer novos olhares sobre o mesmo tema.

Não é?

O cenário mudou, e seus produtos precisam se adaptar a ele.

Entre em contato com a gente, a equipe da Ara pode te ajudar com a inovação e a renovação dos seus produtos. Confira a nossa página de serviços aqui.

0 views

Telefone

55 19 99928 3322

Ara Food Movement © 2019 Designed by Wonder ID