Search
  • Marina Carli

A simplicidade por trás da conservação de alimentos


Alimentos que são comercializados, passam por métodos de conservação para que a segurança e a qualidade dos alimentos sejam preservadas. Além de garantir uma maior durabilidade do produto.


Quando queremos conservar um alimento, há dois caminhos: os métodos de conservação e os conservantes.


As primeiras técnicas de conservação de alimentos que surgiram foram através do calor (cozimento pelo fogo e secagem natural pelo sol) e da fermentação, descoberta durante o processo de fabricação do queijo. Com o decorrer dos anos, esses métodos foram sendo aprimorados, enquanto outros foram surgindo.


Na indústria de alimentos, temos várias maneiras de conservar um alimento. Podemos utilizar o calor em processos como o cozimento, o branqueamento e a pasteurização. O frio através da refrigeração e do congelamento. Através da redução de umidade, em métodos como a concentração, a secagem, a defumação e a adição de açúcar e sal. Há também a fermentação e o controle e modificação da atmosfera (como a retirada de ar em embalagens à vácuo).


Um ponto interessante é que a maioria dos métodos utilizados são possíveis de serem reproduzidos na nossa cozinha, então mesmo sem perceber estamos conservando nossos alimentos em casa. Isso traz uma segurança devido à familiaridade que o consumidor tem com essas técnicas.


Por outro lado, os conservantes nem sempre são vistos com bons olhares, normalmente porque não são conhecidos pelo público. Entre eles, temos os artificiais que são obtidos industrialmente e vêm se expandindo com o avanço da tecnologia. Atualmente temos diversos tipos e aplicações. Já os naturais são bastante conhecidos e a maioria possuem ação antimicrobiana. Os principais são: açúcar, sal, vinagre, limão e algumas especiarias como alecrim, orégano e cravo-da-índia.

Cada vez mais os consumidores buscam por produtos que sejam simples e naturais, tanto com relação às técnicas quanto aos ingredientes.

As empresas que se alinham com esse novo olhar, focam na conservação para garantir um alimento seguro e de qualidade, utilizando o mínimo de processos e aditivos, diminuindo assim o impacto nas características, principalmente sensoriais e nutricionais.

A Ara acredita que é possível descomplicar o desenvolvimento de alimentos, criando novos produtos focando em processos e ingredientes simples e eficientes. Quer saber como? Entre em contato conosco!

0 views

Telefone

55 19 99928 3322

Ara Food Movement © 2019 Designed by Wonder ID