Search
  • Marina Carli

A capacidade humana de se reinventar

Updated: Apr 28

Grandes mudanças passaram por uma crise antes de virem ao mundo. Estamos vivendo momentos de incertezas, mas isso não é uma novidade em nossa história.


O importante é estarmos preparados para enfrentá-las.

Um novo contexto surge, resultando em impactos sociais e, consequentemente novos comportamentos. Alguns ganham força e se mantém, já outros são apenas temporários.

Uma das coisas mais valiosas que podemos aprender durante as crises é o nosso poder de reinvenção. Trazemos uma bagagem de aprendizados do passado, mas cada situação é única. É preciso aprender a olhar os desafios presentes e focar nas soluções. Quantas "inovações" foram feitas em um período tão curto de tempo? Será que elas não estiveram sempre presentes?

Às vezes, não paramos para pensar em novas ideias, continuamos fazendo tudo do mesmo jeito, em modo automático. Já outras vezes julgamos uma ideia como sendo não boa ou ideal, mas é nas adversidades que mais precisamos de uma mente aberta e de ação. Muitas vezes é na escassez que se desperta o nosso máximo potencial.


Somos seres dotados de sensibilidade e criatividade, vamos utilizá-las ao nosso favor.


Podemos notar isso com o uso da internet. Estamos vivendo em uma era tecnológica e muitas mudanças vêm ocorrendo, mas agora, através de um novo olhar, enxergamos o máximo potencial que essa ferramenta nos traz.

É interessante pensar que alguns hábitos e costumes permanecem os mesmos, mas com uma nova visão. Como, por exemplo, o prazer de se reunir para jantar com amigos e familiares. Infelizmente, não podemos ir aos nossos restaurantes preferidos e nem estarmos pertos. Mas ainda podemos reproduzir uma receita em casa e nos conectarmos através de vídeo-chamadas. É diferente, porém, a essência se mantém.

Um outro ponto é nosso poder da escuta e de colaboração. Durante crises, uns são mais impactados do que outros. Não temos condições de compreender todos cenários e necessidades, mas podemos ouvir. Talvez o outro tenha uma ideia, uma visão diferente para contribuir.

Muitas vezes ouvimos que temos que "pensar fora da caixa", porém em períodos como esse talvez seja interessante olhar para o que há dentro dela e se reinventar com o que já possuímos. Podemos explorar nossa caixa de ferramentas e descobrir novas utilidades para elas.


Aqui na Ara acreditamos que para transformar precisamos caminhar juntos. É por isso que gostaríamos de oferecer nossa assessoria para ajudá-lo.


Na Ara, a inovação é o meio para a mudança. Vamos juntos?





53 views

Telefone

55 19 99928 3322

Ara Food Movement © 2019 Designed by Wonder ID